domingo, 30 de outubro de 2011

Entenda como a nota do Enem é calculada

Entenda como a nota do Enem é calculada



Nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usada a teoria de resposta ao item (TRI). Segundo o Ministério da Educação (MEC) esse método garante a isonomia das provas mesmo se aplicadas em períodos diferentes.
A TRI baseia-se em modelos matemáticos que permitem a elaboração de provas diferentes com o mesmo grau de dificuldade. O modelo é baseado em três parâmetros gerais — grau de dificuldade da questão, nível de discriminação (o quanto o item consegue diferenciar o quanto o candidato sabe ou não) e a probabilidade de acerto ao acaso (chute).
Testadas antes da prova, as questões ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos estudantes nos pré-testes — quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova. Isso porque o grau de dificuldade é supostamente menor.
Grau de dificuldade
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final do candidato. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens poderão ter médias finais diferentes, dependendo do nível de dificuldade de cada uma dessas questões.
Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir das notas obtidas pelos participantes, o Inep constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. Essas informações também são divulgadas com os boletins individuais.
No ano passado, por exemplo, a nota mínima em Matemática foi 313,4 e a máxima 973,2 pontos. Já em linguagens variou de 254 a 810,1 pontos. Em Ciências Humanas, a maior nota foi 883,7 e a menor 265,1 pontos. Na prova de Ciências da Natureza os desempenhos variaram entre 297,3 e 844,7 pontos.
Estudantes poderão analisar desempenho
No próximo ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, o candidato terá acesso a uma escala, pela qual saberá em quais áreas obteve melhor desempenho, assim como ocorre no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também do MEC, que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio.
A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Saeb. Em 2009, foi usada no Enem para garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes.

Texto: Site Vestibular do Pará

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Saúde

ATENÇÃO:



Metodologia e Critério de Correção (ENEM)

Os critérios de avaliação da redação têm por referência as cinco competências da Matriz do Enem, transpostas para produção de texto escrito com base em uma situação-problema (proposta de Redação) e desdobradas, cada uma, em quatro níveis (critérios de avaliação da competência).

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema. SAÚDE: UMA QUESTÃO DE TODOS,  apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



SAÚDE

Apesar das constantes denúncias em relação ao caso da saúde pública no Brasil, o Sistema Único de Saúde tem servido de modelo para diversos países. Programas como o Estratégia Saúde da Família são considerados excelentes, porém muitas vezes ficam apenas no papel. Infelizmente, na prática, nem sempre as suas determinações funcionam.
           A falta de orientação dos profissionais e o desvio de recursos públicos são alguns fatores que impedem a execução, na prática, de programas como o ESF, porém, a falta de informação e participação da população também é um dos fatores causadores deste caos.
           Gaspar possui nove ESFs espalhados em diversos bairros. Possui equipes qualificadas para atender a população, que muitas vezes nem conhece os serviços que estão disponíveis, de forma gratuita, nestas unidades. Cabe à comunidade cobrar do poder público a execução destes serviços, porém, como irão cobrar se nem mesmo se importam em conhecer os seus direitos?
           Além de oferecer médicos para tratar as doenças, os ESFs também oferecem cursos, capacitações, e grupos que discutem os problemas e previnem as doenças. A população precisa estar consciente e aproveitar estas oportunidades. Precisa participar destas capacitações e estar bem informada, para poder garantir a qualidade de vida e assim evitar o contágio de doenças como a gripe, por exemplo, que poucos sabem, mas mata 70 catarinenses por mês, e não estamos falando da gripe A. A mudança na saúde pública no país não depende somente da boa vontade dos políticos, mas também da participação, e cobrança, da comunidade.




Acessado em 06 de outubro de 2011.



Saúde Mental

PEAD
Ministério lança Plano Emergencial de Ampliação de Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool voltado a crianças, adolescentes e jovens em situação de grave vulnerabilidade social
Em junho de 2009, o ministério lançou o Plano Emergencial de Ampliação de Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas (PEAD) voltado aos 100 maiores municípios brasileiros (com mais de 250 mil habitantes), todas as capitais e 7 municípios de fronteira selecionados, totalizando 108 municípios. Essas cidades somam 77,6 milhões de habitantes, que corresponde a 41,2% da população nacional.
O plano busca alcançar, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens em situação de grave vulnerabilidade social, por meio das ações de prevenção, promoção e tratamento dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas. Para atingir os objetivos, foram previstos 4 eixos de atuação:
- ampliação do acesso,
- qualificação dos profissionais,
- articulação intra/intersetorial,
- promoção da saúde, dos direitos e enfrentamento do estigma.


Acessado em 08 de outubro de 2011.





PREPARATIVOS

Saúde discute no Rio plano de ação para a Copa 2014


Ministério da Saúde se reúne com Estados e Municípios para definir estratégias de Assistência e Vigilância em Saúde

A Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 se reúne no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de outubro, para elaborar o plano de ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo mundial. Essa será a quarta reunião do grupo formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos.

Nos primeiros encontros, as cidades-sede conheceram experiências nacionais e internacionais de organização em saúde para megaeventos. Em agosto, os representantes dos Estados e Municípios apresentaram um diagnóstico sobre a situação da rede de serviços de assistência e vigilância em saúde nas cidades que receberão os turistas durante o evento, bem como os planos de investimentos programados.

De acordo com Adriano Massuda, secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde e coordenador da Câmara Temática de Saúde, o ministério tem trabalhado para identificar as necessidades das cidades-sede para a Copa. “Além de investimentos em infraestrutura é preciso investir ainda na organização e aprimoramento dos serviços de saúde já existentes, como a capacitação das equipes do SAMU 192 e demais serviços de urgência e emergência, para que o atendimento seja bilíngue, por exemplo”, afirma.

Massuda explica que, em geral, as cidades-sede apresentaram necessidades de adequação da rede assistencial de urgência e emergência, como reforma e construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ampliação do número de leitos de UTI, entre outras.

“Grande parte dessas necessidades, no entanto, poderão ser atendidas plenamente dentro da Política Nacional de Urgência e Emergência e de Vigilância em Saúde da atual gestão do Ministério da Saúde”, explica. Para o secretário-executivo, a Copa deverá acelerar a implementação de melhorias na infraestrutura e oferta dos serviços de saúde no âmbito do SUS.

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude

Data de Cadastro: 11/10/2011 as 16:50:10 alterado em 11/10/2011 as 16:50:22



Instruções:

• Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria.

• Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.

• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.

• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.

• O Rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.


domingo, 16 de outubro de 2011

(UFPA – 2009)



A arte de ser feliz                                                                                                                                                    Cecília Meirelles



Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz. Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes,  um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.



                                       http://www.alb.com.br/revistas



A vida é marcada por acontecimentos que são fonte de satisfação, contentamento, prazer e por acontecimentos que são fonte de desânimo e angústia. O brasileiro, por exemplo, convive com a desigualdade social, com inúmeras formas de carência, com atos de violência, no entanto tem também motivos para felicidade.

Escreva um texto em prosa em que você exponha um dos motivos pelos quais se sente feliz por ser brasileiro, apresentando argumentos consistentes que justifiquem seu sentimento de felicidade.