segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cotas

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo- argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema o estabelecimento do sistema de cotas nas universidades públicas brasileiras”, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TRECHO 1
Uma vaga em uma universidade pública é um bem público, que deve ter o melhor uso possível. O exame criterioso de sua ocupação se impõe de forma irrevogável. É urgente responder à seguinte pergunta: As universidades públicas podem desenvolver políticas de inclusão social para atender aos justos anseios sociais?
O estabelecimento de cotas, raciais ou de escola pública, parece responder afirmativamente a essa pergunta. Como tem sido implementada, no entanto, essa solução destrói o princípio do mérito acadêmico, fundador e mantenedor da milenar instituição universitária. Uma segunda pergunta, então, se impõe: Sem atentarmos para o princípio do mérito, ainda é possível pensar em inclusão social e racial no ensino superior público?
ARAÚJO, A. E. A. de. Muito além da reserva de vagas.
Diversa - Revista da Universidade Federal de Minas Gerais,
Belo Horizonte, n. 2, 2003. p. 36.

TRECHO 2
É preciso que se criem condições para o pleno cumprimento do inciso IV do artigo 3º da Constituição brasileira: “Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. E a reserva de cotas na universidade aparece como uma política pública compensatória de caráter afirmativo para eliminar o estigma social da origem da população negra e acelerar seu acesso a todos os quadros da hierarquia social de forma equitativa e proporcional. Dificuldades operacionais devem aparecer durante a implantação do sistema, mas elas são próprias de iniciativas que propõem mudanças efetivas na sociedade.
VOGT, C. O papel estratégico das cotas. Folha de S.Paulo,
São Paulo, 7 mar. 2003. Caderno Opinião, p. A3.

TRECHO 3
Seria um equívoco se a adoção de cotas para negros nas universidades brasileiras tivesse por objetivo apenas resolver uma injustiça histórica. A universidade não é boa para isso, até porque essa não é sua função. De nada adianta adotar o regime de cotas na universidade, se a escola elementar e a escola média continuarem na indigência em que se encontram. A decadente qualidade de ensino nesses níveis de escolarização é que constitui uma das principais fábricas de injustiça social neste país, e não só de injustiça racial. A porta dos fundos não fará justiça a ninguém.
Os alunos que são barrados no vestibular não o são por sua raça. Eles o são, negros ou brancos, porque não atingem o nível mínimo e básico de conhecimento para ingressar na universidade. Seu destino é decidido na precária escolaridade prévia que os inabilita para seguir  adiante. A escola deficiente é apenas o reflexo de outras muitas injustiças próprias de um país em que ainda há trabalho escravo. A crônica degradação geral das condições de vida de grande parcela da população não será corrigida com o regime de cotas.
MARTINS, J. de S. Cota para negros na universidade. Folha de S.Paulo, São Paulo, 25 maio 2003. Caderno Opinião, p. A3.



Instruções:
• Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria.
• Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
• O Rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CESUPA • Processo Seletivo 2012 / I - Língua Portuguesa

Moda da sustentabilidade
Noel Rosa tinha uma dúvida: com que roupa eu vou? É para samba? Para a festa? Para o trabalho? Se depender da marca de roupas malaia Ultra, poucas peças podem dar conta de todas essas ocasiões. Pensando no conceito de moda realmente sustentável, os jovens estilistas sócios da confecção criaram uma coleção com apenas dez peças, que eles garantem ser suficiente para usar o ano todo sem se preocupar com as tendências a cada mudança de estação.
A Ultra 10, como a coleção foi batizada, é inspirada em mulheres que querem elegância
sem ter que abarrotar o armário de roupas: as peças têm cintos que tornam as roupas justas ou largas (se você engordar ou emagrecer), há um vestido que pode se transformar em jaqueta e saia e também uma jaqueta que você pode abrir, retirar as mangas e transformar em colete, por exemplo. As roupas chamaram tanta atenção que já desfilaram até pela badalada semana de moda de Paris.
Os criadores da Ultra acreditam que é possível ser sustentável e ter estilo ao mesmo tempo ao vestir o mundo sem destruí-lo. “Decidimos fazer produtos modernos que contribuem para a preservação do meio ambiente. A sustentabilidade unida ao estilo”, define Anita Hawkins, uma das proprietárias.
Armário verde: os tecidos usados são feitos a partir de fibras de soja ou bambu, garrafas PET e couro de salmão.
(Vida simples, agosto 2011, ed.108, p.10)

01) Ao retomar a dúvida expressa por Noel Rosa na canção “Com que roupa?” para introduzir o assunto a ser desenvolvido, o autor utiliza um recurso de construção textual:
A) a contextualização
B) o argumento de autoridade
C) a intertextualidade
D) o conhecimento partilhado

02) Dentre as afirmações abaixo, aquelas que deixam clara a relação entre a moda e o
desperdício estão inscritas na alternativa
I “moda realmente sustentável”
II  “elegância sem ter que abarrotar o armário”
III  “vestir o mundo sem destruí-lo”
IV  “ser sustentável e ter estilo”
A) I, II, III
B) II, III, IV
C) I e IV
D) II e III

03)  “Os jovens estilistas sócios da confecção criaram uma coleção com apenas dez peças, que eles garantem ser  suficiente para usar o ano todo.”
Analisando a concordância nominal realizada nesse excerto, percebe-se que só é possível relacionar a palavra em negrito à expressão
A) jovens estilistas
B) uma coleção
C) dez peças
D) o ano todo

04) Em  Armário verde: os tecidos usados são feitos a partir de fibras de soja ou bambu, garrafas PET e couro de salmão”, a expressão armário verde, ao fugir de seu sentido literal, configura, no contexto, a
A) metonímia (de acordo com o Cesupa)
B) sinestesia
C) metáfora
D) perífrase

05)
“As roupas chamaram tanta atenção que já desfilaram até pela badalada semana de moda de Paris”.
Quanto à construção desse período, o conectivo  tanta ... que estabelece entre seus constituintes uma relação de
A) causa
B) condição
C) concessão
D) consequência

06)  “...as peças têm cintos que tornam as roupas justas ou largas (se você engordar ou emagrecer),há um vestido que se transforma em jaqueta e saia e também uma jaqueta que você pode abrir, retirar as mangas e transformar em colete...”
Nesse trecho, dedicado à descrição das peças da coleção, predomina a função da linguagem
A) apelativa
B) referencial
C) emotiva
D) metalinguística

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

REDAÇÃO - CESUPA

Caros alunos,

         O tema abaixo serve, especialmente, para os alunos que vão prestar o vestibular do CESUPA. ATENTEM para o comando da redação, pois, comumente, a banca faz a exigência de um texto em PROSA. Calma e concentração serão necessários! O candidato simplesmente tem que produzir um texto dividido em parágrafos. 

          
          Bons estudos.

          Sucesso!!!



CESUPA • Processo Seletivo 2011 / I

Estamos lhe apresentando dois temas para redação. Escolha apenas um deles para desenvolver seu texto em prosa (textos em verso serão anulados). Lembre-se de que você está participando de um concurso e a redação avalia seu desempenho no registro escrito da língua, portanto procure ajustar-se à modalidade adequada para a ocasião. Quanto à forma de grafar e acentuar as palavras, serão aceitas tanto a vigente até 31/12/08 quanto a que entrou em vigor em 01/01/09. Seu texto deverá ter no mínimo 12 e no máximo 30 linhas. Boa prova.

Proposta 1
Procura-se um amigo.
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter coração. Precisa saber falar e saber calar, sobretudo saber ouvir.
Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaros, do sol, da lua, do canto dos ventos e da canção da brisa.
Deve ter um amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta por não ter esse amor.
Deve amar o próximo e respeitar a dor que todos os passantes levam consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado (todos os amigos são enganados).
Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não pode ser vulgar.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostares. Que se comova quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes dunas e de recordações da infância.
Procura-se um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.
Procura-se um amigo para parar de chorar. Para não se viver no passado em busca de memórias perdidas.
Procura-se um amigo que nos bata no ombro sorrindo ou chorando, mas nos chame de amigo.
Procura-se um amigo que creia em nós.
Procura-se um amigo...simplesmente um amigo.

(autor desconhecido - in Português-projeto alternativo, Miriam Donátio e Eloisa Cardoso -trechos)

As redes de relacionamento possibilitam, via internet, ter amigos - ou seguidores - em qualquer lugar do planeta. Entretanto a quantidade de amigos virtuais talvez não contemple a necessidade humana de companheirismo, partilha e solidariedade que um único amigo real pode suprir. Após reflexão, construa um texto em prosa sobre o tema “Amigo real, amigo virtual”